Read More Read More

" />
Primeiros cuidados com o recém-nascido

Primeiros cuidados com o recém-nascido

Assim que uma mãe dá a luz ao bebê, os pais deverão tomar alguns cuidados muito importantes com o recém-nascido. Para esclarecer as possíveis dúvidas, convidamos a querida pediatra Renata Fróes para auxiliar os nossos leitores.

Dentro das primeiras 24 h de vida, o bebê deverá ser examinado por um pediatra, e geralmente receberá alta da maternidade após 48 h, com orientações gerais quanto aos seus cuidados. Depois disso, é importante que retorne a uma consulta entre 7-15 dias de vida (período que pode variar com a necessidade do bebê). Neste retorno, o pediatra irá avaliar questões referentes à saúde do seu filho, como o ganho de peso; discutir tópicos importantes, como as fezes do bebê (sim, você ainda falará muito sobre elas!) e padrão de sono; rever técnica de amamentação; avaliar a possível presença de icterícia (que é aquele tom amarelado da pele e dos olhos do bebê, muito comum em recém-nascidos) e esclarecer possíveis dúvidas. Até lá, alguns pontos importantes devem ser checados:

  • Certifique-se de que as pessoas que te ajudarão nos cuidados com o bebê receberam a vacina dTpa (incluindo você, mamãe, que deve ter vacinado ainda na gestação). Esta vacina é importante para proteger seu filho da coqueluche, doença que tem voltado a acometer os pequenos, que serão vacinados apenas aos 2 meses de vida. Está disponível para as gestantes na rede pública, mas os papais e demais cuidadores deverão procurar a rede particular para recebê-la.
  • Teste do pezinho: importante para a detecção precoce de doenças, deve ser realizado entre 3 e 7 dias de vida.
  • Teste da orelhinha: pode ser realizado ainda na maternidade, ou logo após a alta.
  • Teste do olhinho (reflexo vermelho): na grande maioria das vezes, é realizado ainda na maternidade. Caso contrário, será feito na 1ª consulta com o pediatra.
  • Teste do coraçãozinho (teste de saturação): deve ser feito ainda na maternidade, entre 24 e 48h de vida. As principais maternidades já tornaram o teste uma rotina antes da alta, mas é sempre válido checar se foi feito

É importante saber que a chegada em casa é uma caixinha de novidades, e muitas dúvidas irão surgir. Por isso, é fundamental que você já tenha em mãos o contato do seu pediatra, para que possa “gritar” por ele caso sinta necessidade. Não hesite em fazer perguntas! Você deve esclarecer suas dúvidas para que a maternidade seja mais leve e segura.

Renata Fróes – Pediatra

CRM RJ 52-85 095-0

 

Quer saber mais informações sobre como cuidar do seu bebê nas primeiras semanas de vida? Leia aqui!

 

       Se quiser saber mais sobre a hora do banho, leia aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage