Read More Read More

" />
Você sabe o que é a torre de aprendizagem montessoriana?

Você sabe o que é a torre de aprendizagem montessoriana?

torre2

Mamães e papais,

Na matéria de hoje iremos falar sobre a torre de aprendizagem (montessoriana) que tem feito muito sucesso entre os pais que gostam do método desenvolvido pela Maria Montessori. Eu sou uma dessas mães que adoram o método e tento aplicá-lo sempre que possível aqui em casa, através de estímulos simples que visem a autonomia e liberdade da criança, desde o seu nascimento.

A torre de aprendizagem é feita de madeira, parece um banco, mas ela é um pouco mais alta e tem as laterais fechadas para a segurança da criança que estiver utilizando.

Mas para que ela serve afinal? Ela ajuda a desenvolver as habilidades motoras, principalmente nos ambientes em que a criança não tem acesso fácil, como a cozinha e o banheiro. Assim, a torre se propõe a colocar a criança na altura da pia da cozinha ou do banheiro para que ela possa interagir e participar das atividades que estão acontecendo naqueles ambientes.

Eu já conhecia a torre porque me interesso muito pelo método, por isso, leio bastante sobre o assunto, mas confesso que só senti a necessidade de tê-la depois que meu filho fez 1 ano, ficou curioso em saber  o que eu fazia na pia da cozinha. Aqui em casa, passamos muito tempo na cozinha, seja cozinhando, lavando louça, lavando ou estendendo roupas e nosso filho repara que estamos realizando alguma atividade que ele julga ser interessante e tem vontade de participar, curiosidade de saber o que é.

Vendo o pai fazer a barba no banheiro
Vendo o pai fazer a barba no banheiro

Por esse motivo, comecei a procurar a torre em grupos de desapegos na internet mas confesso que não achei nada. Mas foi em um grupo de mães que participo que inicie uma compra coletiva com uma das mães que propôs que seu marido (que tem boa habilidade em marcenaria) a faria, desde que visse alguns modelos na internet. Foi assim que encomendei a minha, por um preço médio, pois esta torre não costuma ser barata, principalmente por ser de madeira e possuir tantos detalhes de acabamento, tornando a torre mais onerosa.

O que mais me chamou atenção na minha experiência:

  • Meu filho amou poder olhar a pia com uma visão completa (antes ele ficava em pé em um banquinho mas não dava altura da pia e era bem inseguro).
  • Ele começou a participar das minhas atividades diárias na cozinha.
  • Eu comecei a ter mais tempo na cozinha, pois ele está comigo e acabei tendo mais tempo para cozinhar e lavar louça estando com ele de maneira segura.
  • De certa forma eu o incentivo a conhecer as atividades domésticas, principalmente cozinhar, que é tão difícil ver pais ensinando a seus filhos (homens).
  • Eu dou vasilhas e colheres de plástico e ele brinca de cozinhar enquanto eu lavo e cozinho.
  • Estou ensinando e mostrando os legumes para ele, ele segura, sente a textura (às vezes quer colocar na boca) e ainda aprende o nome deles.
  • Também utilizo no banheiro: ensinando ele a lavar as mãos, escovando  os dente ou vendo o pai se barbear.
  • Eu também uso a torre na bancada da área quando vou estender roupa no varal e ele me ajuda pegando as roupas.
  • Incentivo ele a realizar atividades importantes para o funcionamento da casa dando mais autonomia e liberdade a ele.
Utilizando a torre de aprendizagem na cozinha
Utilizando a torre de aprendizagem na cozinha

Pela minha experiência, eu acho muito válido ter a torre de aprendizagem para estimular as crianças e até mesmo responder aos anseios delas, pois a grande maioria se interessa pelas atividades que estamos realizando e se elas podem olhar, conhecer e ainda por cima participar, melhor ainda! Estamos criando filhos independentes e que dominam as tarefas de casa, que de qualquer forma temos que executar. Não posso deixar de comentar que mesmo a torre dando certa segurança a criança, ela tem que ser usada sempre sob supervisão de um adulto, pois risco de acidentes  sempre tem. Também não deixo nada de vidro ou de corte próximo a ele quando está usando a torre.

Espero ter explicado para que serve a torre e, mais ainda, ter aguçado a sua curiosidade para oferecer essa oportunidade ao seu(ua) filho(a)!

Lilica.

Quer saber como montar um quarto montessoriano para o seu filho? Leia aqui.

2 thoughts on “Você sabe o que é a torre de aprendizagem montessoriana?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage