Read More Read More

" />
Sexo pós parto: o que muda?

Sexo pós parto: o que muda?

O bebê nasceu! Junto com ele veio uma transformação enorme na vida mulher e também na vida do casal. Cansaço, pouco tempo para o casal ficar junto e curtir como faziam antes da chegada do bebê, divergências na forma de pensar e criar o filho, dentre outros motivos, fazem o casal não ter mais aquele entrosamento que existia antes. E o sexo, como fica? Junto com todas essas mudanças, o sexo também muda por diversos fatores. O assunto que iremos abordar hoje é o sexo após a chegada do filho.

Conversando em grupos de mães virtuais e com pessoas próximas (como amigas e parentes) parece que o dilema é consenso: após a chegada do filho o sexo muda sim. Ás vezes mais para a mulher, ás vezes mais para o homem, mas ambos sentem esse impacto na vida sexual e consequentemente do casal. Quais são os principais motivos para essa transformação de forma brusca na vida sexual do casal após o nascimento de um filho? Eu elenquei alguns conforme foram surgindo nos bate papos com as mães:

 

Transformações no corpo da mulher: muitas vezes nos sentimos feias, estranhas e diferentes por estarmos com seios maiores, quadris mais largos e não ter voltado ao peso de antes da gestação.

Dor na hora da relação sexual, principalmente se a mulher teve que tomar ponto na vagina: ressecamento na vagina (por causa amamentação) e dor na vagina são comuns no pós parto.

Perda de interesse da mulher: foco maior no cuidado com filho ou o somatório de alguns itens como cansaço e perda da libido podem causar o desinteresse por sexo, principalmente nos primeiros meses do bebê.

Perda de interesse do homem: O homem não enxerga mais a mãe do seu filho como mulher e sim como mãe (que amamenta e cuida do filho), perdendo um pouco o encanto e o desejo por ela.

Falta de tempo e sobra de cansaço: presente em 99% dos lares, pois os afazeres se acumulam, principalmente se você não tem nenhum tipo de auxílio.

Brigas constantes acabam com o clima do casal: já escrevemos sobre os conflitos que surgem com a chegada do filho e costuma estar associada as tomadas de decisão em relação ao filho ou a má divisão das tarefas de casa.

Queda da libido (desejo): geralmente está ligada as quedas de hormônios normais ligadas ao pós parto.

 

Se você se reconheceu em algum dos itens acima, calma! A maior parte dos casais passa por situações semelhantes, dificilmente alguém passa ileso as transformações da maternidade e paternidade dentro de uma casa. Então, acredito que o primeiro passo seja reconhecer que algo não anda bem ou que ambos ou um dos parceiros não anda satisfeito com a questão sexual. O segundo passo será conversar francamente com o parceiro, quais são as mudanças que mais incomodam um ou outro? O terceiro passo será tentar resolver as questões ou pelo menos se adequar a nova vida sexual do casal.

O que não pode faltar de jeito algum é companheirismo, empatia, um se colocar no lugar do outro e diálogo, sempre que possível. Acredito que com a chegada de uma terceira ou quarta pessoa na família (filhos) faz o casamento se transformar (nem para melhor nem para pior), mas precisamos entender que o que vivíamos como casal mudou e precisa se reinventar para conseguir sobreviver a essa transformação radical em nossas vidas chamada filho.

Espero ter ajudado,

Lilica.

5 thoughts on “Sexo pós parto: o que muda?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage