Read More Read More

" />
Quando levar seu(ua) filho(a) ao ortodentista?

Quando levar seu(ua) filho(a) ao ortodentista?

Qual a idade ideal para começar tratamento ortodôntico? Muitos pais se perguntam (e nos perguntam) se há uma idade correta para começar um tratamento ortodôntico. Esta é uma pergunta muito subjetiva pois cada criança pode ter fatores predisponentes ou não, que indiquem que ela precisa ou precisará fazer uso de aparelho nos dentes. No entanto acho seguro aconselhar que há sim uma boa idade para fazer uma PRIMEIRA AVALIAÇÃO ortodôntica que é ainda quando a criança está com seus dentinhos de leite.

O ideal é que toda criança tenha acompanhamento clínico de um odontopediatra, pois assim são maiores as chances de os dentinhos permanecerem saudáveis, e mantendo os espaços adequados para a chegada dos dentes permanentes. Muitas vezes o próprio odontopediatra detecta possíveis problemas ortodônticos e encaminha seu paciente para a avaliação de um ortodontista.

Por volta dos seis anos de idade começa a troca dos dentes de leite pelos permanentes, e entramos na fase que chamamos de dentição mista. Ainda antes de entrar nessa fase uma avaliação com algumas vezes solicitação de uma radiografia panorâmica nos ajuda a prever possíveis problemas, identificando se todos os dentinhos permanentes estão se formando e se estão se posicionando para nascer. Nessa idade também é possível adotar algumas medidas preventivas, como remoção de hábitos ruins (chupar dedo ou chupeta) e até pequenas movimentações, como descruzar um dente mal posicionado.

Caso não haja necessidade de intervenção imediata, uma boa época para reavaliação é por volta dois oito, nove anos. Nessa fase já é possível às vezes prever quando começará o crescimento puberal da criança, e aproveitar essa fase de amadurecimento ósseo para aparelhos ortopédicos, que resolvam discrepâncias ósseas. Sem contar que a criança geralmente já tem mais maturidade e ânimo para se tratar nessa época.

Conclusão, o acompanhamento de um odontopediatra sempre será proveitoso para a criança, prevenirá perdas precoces de dentes, e trará mais segurança aos pais de não deixarem que problemas bucais se prolonguem e demorem mais que o necessário para serem tratados.

Dra Livia Mayer

Endodontista Ortodontista CRO-RJ 32763

Graduada pela UFRJ/ Especialista em Endodontia pela UERJ/Especialista em Ortodontia pela INCO

Telefone: (21)3342-3931

Visite a página no facebook: Odonto White

2 thoughts on “Quando levar seu(ua) filho(a) ao ortodentista?

  1. Parabéns Dra Livia pela linda matéria e por ser essa profissional excelente, confio e recomento seu trabalho uma abraço da amiga de profissão!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage