Read More Read More

" />
Qual a importância de contratar um fotógrafo profissional para o seu evento?

Qual a importância de contratar um fotógrafo profissional para o seu evento?

Olá!

Meu nome é Nícia e trabalho com meu sonho há seis anos. Há um ano o sonho cresceu e eu pude finalmente abrir meu estúdio, onde trabalho fotografando famílias: desde que são sonhadas até estarem completas!

Vou começar escrevendo sobre O PORQUÊ DE CONTRATAR UM PROFISSIONAL DE FOTOGRAFIA e acho que para vocês entenderem os motivos que vou mostrar aqui, primeiro preciso explicar os processos que envolvem a formação e o trabalho de um fotógrafo profissional.

A fotografia profissional começa com muito, MUITOOOOO estudo. Fazemos vários cursos, começando pelo de fotografia básica, para aprender a utilizar a câmera (modo automático para profissionais, NEM PENSAR!) e em seguida vem iluminação, flash, edição em Lightroom, Photoshop, InDesign… Aí chega a hora de aprender a fotografar partos, recém-nascidos, bebês, eventos, gestantes… por aí vai. Fazemos (e pagamos) no mínimo, um curso para cada tipo de fotografia que oferecemos e continuamos a estudar depois, por que os programas de edição são atualizados e a fotografia se renova ao longo do tempo (é só você comparar as fotos de casamento da sua mãe e as suas, por exemplo. Quanta diferença, não é?!). Essa aquisição de conhecimento é contínua. Um fotógrafo profissional estuda um pouco todos os dias. E não basta somente entender de foto: ainda estudamos administração, empreendedorismo, marketing, etc.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, um profissional de fotografia não é um cara que simplesmente teve dinheiro pra comprar uma câmera boa. Fotografar não é só “apertar o botão”. É claro que um bom equipamento aumenta as possibilidades de realizar o nosso trabalho nas mais diversas condições de luz, mas isso não é tudo. Um cozinheiro é considerado bom por ter um fogão de última geração? Não!

Depois do “click” ainda fazemos o que chamamos de edição de foto, onde melhoramos as condições de iluminação, a nitidez da foto, aplicamos efeitos e fazemos correções de pele e de cenário (nem sempre a praia está completamente deserta nas fotos como vocês vêem e o painel da mesa do bolo está esticado o suficiente – rsrsrsrs).
Outro fator que deve ser levado em consideração, é que o olhar do profissional é “treinado” para enxergar uma oportunidade de foto em cada local que estiver, independente do cenário geral ser bonito ou feio. Nós “automaticamente” enxergamos uma possibilidade de foto em qualquer local que estivermos. É como ter uma câmera acoplada a nosso olhar e nosso olhar acoplado ao coração. É isso!
Cada movimento que o fotógrafo faz ou pede para o cliente fazer, conta muito no resultado final, e essa capacidade só vem com muito treino e muito estudo (e mais dinheiro investido, pode acreditar).

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

É importante que haja uma conexão entre o fotógrafo e o cliente. Como? Empatia! E começa por você, cliente, quando encontra um fotógrafo que você admira.

Nós fotógrafos temos necessidade de estarmos conectados com nossos clientes. Criar um vínculo com o cliente eleva muito o nível do nosso trabalho. Somos artistas, afinal! E nossos clientes são nossas inspirações. Então, quando você encontrar “O” fotógrafo, abra seu coração para ele: fale de seus sonhos e expectativas. Diga o que você gosta. Isso vai ajudar muito para que ele te entregue fotos que te emocionarão para sempre. Ame o estilo de fotografia dele, mas compartilhe seu sonho também.

Se você e o fotógrafo conseguirem entrar em sintonia, tenho certeza que você nunca mais abrirá mão dele na sua vida! Já ví pessoas abrirem mão da data de casamento para poderem fechar contrato com o fotógrafo dos sonhos (eu – rsrsrsrsrs).

Outra questão que deve ser levada em conta é: quando fotografa, você não aparece nas fotos, não curte o momento. Ou, caso você decida curtir o momento, não terá fotos de todos os detalhes, que logo serão esquecidos. Imagine o incômodo de receber seus convidados, orientar o buffet, colocar a conversa em dia com aquela pessoa que você não vê há anos, comer, beber, tomar conta do seu bebê que está aprendendo a andar ou correr e ainda ter que fotografar? Imagine pedir a algum familiar que fique responsável por fotografar o seu filho e quando receber as fotos (pelo whatsapp, que torna a revelação impossível pela baixa qualidade) verificar que as fotos estão tremidas, desfocadas, amareladas, iluminadas demais por um flash não-profissional ou escuras demais? Imagine a tranqüilidade de saber que você guardará lembranças eternas do seu filho com amiguinhos, parentes, vizinhos e com VOCÊ! Sim! O fotógrafo estará sempre atento aos momentos em que você, seu filho, os vovôs, irmãos, padrinhos e madrinhas estarão trocando carinhos e sorrisos!

Os momentos passam, a memória enfraquece e vamos esquecendo detalhes importantes. Se não forem fotografias, certamente você esquecerá o jeitinho que seu filho bate palminhas, do rostinho dele quando só tinha dois dentinhos e os cachinhos que a adolescência pode levar embora. O fotógrafo vai congelar esse momento para você de uma forma belíssima, e você poderá aproveitar seu evento e lembrar de todas aquelas fases do seu filho quando quiser, da maneira mais linda possível!

 

Nícia Mayer

Nícia Fotografia no Facebook

Telefone: (21) 99616-0222

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage