Read More Read More

" />
Por que devemos cuidar da alimentação antes da gestação?

Por que devemos cuidar da alimentação antes da gestação?

A nutrição adequada é essencial em todos os momentos da vida. Normalmente, as pessoas reconhecem sua importância durante a gestação, mas não sabem da sua enorme influencia no período pré-gestacional. O que será que o estado nutricional nesse período determina para o bebê e para a mãe?

Se o feto cresce e se desenvolve em ambiente adverso, ele pode ter consequências fisiológicas e metabólicas ao nascimento, na primeira infância ou até mesmo na vida adulta. Isso porque, a nutrição fetal (dependente da mãe) influencia na expressão futura do binômio saúde/doença do indivíduo.

Esse ambiente não é construído no momento em que a mulher já está grávida e sim ao longo de toda a sua vida. O estilo de vida, que inclui a alimentação e o estado nutricional, da mulher antes da gravidez (assim como na gestação) pode interferir no crescimento, desenvolvimento e na construção de hábitos alimentares da criança, a curto ou a longo prazo, por modificar expressões genéticas no feto.

A mulher que possui um cardápio variado e uma alimentação equilibrada nutricionalmente, antes de engravidar, constroi seus estoques de nutrientes e prepara melhor seu corpo para receber seu bebê. Além disso, fica mais fácil de manter hábitos saudáveis durante a gestação, possibilitando que o bebê tenha contato com os diversos sabores dos alimentos ainda na barriga e facilitando sua introdução alimentar no momento oportuno.

A nutrição adequada pré-concepção é extremamente importante para a mãe também. Ela pode evitar, entre outros, parto prematuro, anemia, pressão alta e diabetes gestacional, além de facilitar o seu retorno ao peso inicial e minimizar sintomatologias digestivas na gravidez.

Cuide de você e do seu filho antes mesmo dele existir! Antes de engravidar, reflita sobre seus hábitos de vida. Procure um profissional de saúde especializado para um bom acompanhamento a fim de garantir a sua saúde e do seu bebê!

Anna Carolina Ghedini e Priscila La Marca

Nutriped

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage