Óculos de sol para bebês e crianças

Mães e pais se preocupam muito em proteger a pele dos pequenos com protetores solares, mas costumam não dar a mesma importância para a proteção dos olhos. 

Os olhos dos bebês são mais sensíveis que os dos adultos à radiação ultravioleta, por isso, eles devem usar óculos de sol para prevenir futuros problemas oculares.

É difícil medir o dano nos olhos, pois o cristalino dos bebês, que exerce a função de filtro, ainda não se desenvolveu por completo e, antes do primeiro ano de vida, deixa passar 90% da radiação UVA e 50% da UVB, chegando diretamente à retina, podendo provocar danos a curto e longo prazo. 

Daí a importância de proteger os olhos do bebê com óculos de sol e também com um chapéu ou boné com a viseira, que cubra a região da testa e dos olhos. Não é preciso que sempre que for à rua use tudo isso, mas é recomendável sim, quando for à praia (a areia reflete até quinze por cento da radiação solar) ou à montanha. 

A partir de qual idade podem usar óculos de sol?

Nas crianças, os especialistas recomendam usar óculos de sol a partir dos seis meses de vida. 

Poucas pessoas sabem sobre os efeitos nocivos dos raios de sol sobre os olhos dos pequenos. Tem efeitos cumulativos e podem provocar queimaduras solares, alterações agudas na córnea, lesões degenerativas e queimaduras agudas na retina, assim como patologias mais severas a longo prazo como cataratas, que é a primeira causa de cegueira reversível, e degeneração muscular associada a idade. 

Ainda com óculos de sol, é preciso atentar que as crianças nunca devem olhar diretamente pro sol e evitar, na medida do possível, a exposição no início da tarde, enquanto os bebês não devem se expor diretamente ao sol. 

Qual óculos escolher?

Na hora de escolher os óculos adequados, temos que seguir alguns conselhos pra fazer a compra adequada dos óculos de sol infantis.

  • Devem possuir filtro UV400, pois protege cerca de 98% das radiações dos raios UV.
  • Os materiais devem ser seguros, hipoalergênicos e resistentes. O ideal são armações flexíveis, como as de silicone.
  • Devem estar acompanhados de um manual do fabricante que identifique quem é o fabricante, a categoria do filtro solar, seu uso recomendado, como cuidá-los, etc…
  • Com filtro de proteção da categoria 3. Se for para a neve, a categoria é o 4.
  • Deve adaptar-se bem ao rosto do bebê, para evitar que os raios UV entre pelas laterais,
  • Com corda (ou tira) pra prender atrás da cabeça dos menores.

Então não se esqueça de fazer uma boa aquisição de óculos de sol para os pequenos, nem de usar neles. E no final, há tantos modelos lindos que acho difícil você não curtir comprar um bem fofo. 

Publicado originalmente em bebesymas.com

Tradução e adaptação livres:  Mãe Só Tem Uma.

Receba nossas news

Cadastre seu email e receba nossas novidades primeiro!

Todos os direitos Reservados aos autores do Blog Mãe Só Tem Uma