Read More Read More

" />
Molho de tomate caseiro: fácil e nutritivo

Molho de tomate caseiro: fácil e nutritivo

Olá, mamães e papais que gostam da cozinha!

Hoje eu trago uma receita fácil de molho de tomate caseiro. Isso mesmo, sem conservantes, corantes e substâncias que podem fazer mal aos nossos pequenos.

Eu fiz uma pesquisa na internet de várias receitas de molho de tomate e testei algumas, chegando a uma conclusão desta que passarei para vocês agora. Observação importante: não precisa ser chefe de cozinha para cozinhar e a receita desse molho é super fácil de se fazer também. Então, se você tem vontade de fazer seu próprio molho caseiro de tomates, super saboroso e nutritivo, mãos à obra!

Anotem os ingredientes:

5 tomates italiano ou débora (são excelentes para molhos)

1 cenoura pequena

½ beterraba

1 cebola

5 dentes de alho

100ml de água

¼ de ramo de manjericão (somente as folhas lavadas e higienizadas)

1 folha de louro

Sal a gosto

Este slideshow necessita de JavaScript.

Lave bem os tomates e tire a parte escura (onde ficava o caule), corte em quatro pedaços, descasque a cenoura e parta-a em cubos, descasque a beterraba e parta-a em pedaços também, junte tudo e coloque no liquidificador.

Para você conseguir bater bem, acrescente 100ml de água e bata no liquidificador até que fique consistente e sem pedaços. Reserve.

Em uma panela grande, refogue o alho (já descascado e amassado), junto com azeite, cebola (ralada) e sal. Acrescente a mistura batida no liquidificador na panela e deixe em fogo brando, cozinhando por pelo menos 15 minutos. Nos minutos finais do cozimento, acrescente a folha de louro e o manjericão (que pode ser substituído por alecrim ou orégano). Espere esfriar para distribuir em potes para depois congelar, assim você terá o molho pronto para usar quando precisar. Eu retiro a folha de louro quando esfria e o molho fica pronto.

Essa medida rendeu 3 potes pequenos de 250ml. Caso você deseja fazer uma quantidade maior, já para deixar congelado, dobre a receita.

Se quiser acrescentar mais tomates, ficará mais grossinho e com mais gosto deles.  Utilizamos a cenoura para cortar o ácido do tomate e a beterraba para deixar o molho bem vermelhinho. Mas, cuidado para não exagerar na beterraba, senão o molho fica rosa! Como indiquei acima, meia beterraba já é o suficiente para dar cor e engrossar o molho.

Bom Apetite!

Lilica.

2 thoughts on “Molho de tomate caseiro: fácil e nutritivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage