
Desfralde sem mistério
Hoje vamos falar de xixi e cocô!
É isso mesmo, Desfralde! Um assunto que nos cerca de dúvidas e insegurança.
A primeira coisa a se lembrar, é que mais uma vez devemos respeitar o desenvolvimento da criança. Cada criança é única e, por isso, a maturidade psicomotora, emocional e cognitiva vai acontecer no tempo dela. Mas, apenas para registro, o desfralde deve acontecer por volta dos 2 anos de idade.
E como começar o processo? Bom, não existem regras, mas vamos dar umas dicas.
A primeira coisa a perceber é que a própria criança emite sinais de que já está na hora de iniciarmos o desfralde. Observe que a criança começa a se sentir incomodada com a fralda, mais ainda quando está suja! Também é comum as crianças observarem e imitarem a família e os amigos que vão ao banheiro. Outra dica importante é observar a criança informando que fez xixi e cocô. A hora é essa! A criança já esta verbalizando suas necessidades.
Você pode começar a falar do assunto toda vez que for trocar a fralda, comentando de forma natural, conversando com o seu bebê, diga que ele precisa trocar a fralda porque já foi usada, que ele fez xixi, que ele fez cocô! Apresente o banheiro e o penico, se for o caso, faça tudo virar uma grande brincadeira!
Alguns especialistas afirmam que se você perguntar se a criança quer ir ao banheiro, a resposta imediata dela vai ser negativa, portanto é melhor informar que ele precisa usar o banheiro ao invés de perguntar, assim ela entende a finalidade de usar o banheiro.
Outra boa estratégia é tornar a ida ao banheiro, algo comum, prazerosa e até divertida. Faça brincadeiras, leve brinquedos, cante músicas que estimulem o uso do banheiro. Já existem diversos livros infantis que trazem histórias bem animadas para as crianças que estão nesta fase. Vale ler para o seu filho, ele vai morrer de rir! Mais uma dica importante é usar roupas leves e simples que possibilitem que a criança possa se despir e se vestir sozinha. Isso estimula a autonomia e a naturalidade do fato, fazendo com que a criança participe ativamente de todo o processo.
Para finalizarmos, vamos deixar claro que este é um processo demorado. Tenha paciência. É comum a criança não compreender de imediato, muitas vezes eles terão sucesso e outras vezes continuarão a fazer na fralda ou nas calças. Não brigue com o seu filho se ele não fizer corretamente, mas explique, converse, ajude-o! E se ele obtiver êxito, mostre o quão esperto ele está, fique feliz com sua conquista, diga como ele cresceu e já está maduro, tudo sempre de forma natural, comum, sem muitas cobranças, isso faz com que a criança se sinta segura e consequentemente ele aprenderá mais rápido. Não se desespere! Ele vai conseguir! O sucesso virá com a sua persistência, atenção e paciência.
Bianca Scorza
Pedagoga.
7 thoughts on “Desfralde sem mistério”
Adorei Branca.! Parabéns pelo lindo texto. Meu bebê , está com 2 e 4 meses e ainda não consegui desfraldar. Estou me sentindo péssima com isso
Oi, Aliria! Não se preocupe. Seu bebê te dará informações de quando estará preparado.
Filho não vem com receita de bolo, por isso é importante que você também esteja preparada junto com ele pra topar essa nova fase de independência do pequeno.
Beijos, Nana.
Boa noite
Minha filha está com 3 anos e 2 meses e se recusa a fazer xixi no pinico ou vaso sanitário com o redutor.
Tento de maneira calma, brincando, explicando mas não está adiantando.
Não sei mais o que fazer
Oi, Roberta.
Imagino que você já deve ter mostrado livros e falado sobre o assunto com ela.
Tenho algumas sugestões que talvez possam te auxiliar:
– ver se alguma criança da escolinha já está desfraldada para que ela sirva de estímulo pra sua filha;
– calcular o tempo que ela leva entre um xixi e outro (nota pelo peso da fralda) e qdo se aproximar do horário, sugerir ir ao vaso (já que ela estará com mais vontade).
– Deixar que ela veja você indo ao banheiro e narrando pra ela sobre como funciona esse processo e que isso é natural.
– Colocar os bonecos para fazerem xixi no pinico.
Em geral, mts crianças se assustam com o redutor de assento, pq o vaso sanitário é muito grande, então é interessante colocar um banquinho próximo ao vaso pra que ela possa apoiar os pés, gerando mais confiança.
Espero ter ajudado.
beijos, Nana.
Meu filho tem 2 anos e 8 meses e há umas 3 semanas resolvi começar o desfralde, comprei um redutor de sanitário com escadinha. Nos primeiros dias ele só fazia xixi e cocô na cueca, comecei a leva-lo ao banheiro sem ele pedir mesmo e ensinava como devia fazer, com relação ao xixi até que foi fácil, hoje ele ja não faz mais xixi na cueca apenas no vaso. Agora com o cocô não tive êxito nenhuma vez ainda, nunca consegui com que ele fizesse no vaso, ele só faz na cueca e não pede pra ir ao banheiro como faz no xixi, estou ficando desanimada e até pensando em desistir, alguém já passou por isso ou tem alguma dica?
Oi, Aline.
Primeiro, não desanime! Todos nós aprendemos, não é? Algumas crianças levam mais ou menos tempo, mas todas aprendem.
Que tal tentar recompensar/ estimular ele a fazer cocô ganhando adesivos pra ele colar e se lembrar de que conseguiu?
Já pensou em conversar e mostrar que fazer cocô no vaso é algo natural e que vocês (pais) também o fazem?
Por último, tente observar o ciclo (tempo) que ele demora pra ir ao banheiro e pergunte antes dele fazer, se não gostaria de tentar fazer cocô.
Espero que tudo dê certo!
Com carinho,
Nana