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Como fortalecer o sistema imunológico através da alimentação?

Como fortalecer o sistema imunológico através da alimentação?

O sistema imunológico humano atua protegendo nosso organismo de invasores externos, como microrganismos ou substâncias tóxicas. Quando esse sistema não está fortalecido e não consegue combater esses invasores, o corpo pode reagir com doenças, infecções ou até alergias.

Alguns fatores relacionados ao grupo materno-infantil podem ameaçar o sistema de defesa do organismo, como a ansiedade e o sono irregular da gestação e a alimentação inadequada que possibilita o desenvolvimento de deficiências nutricionais nessa fase e na primeira infância.

Proporcionar uma boa nutrição ao corpo é uma ação que deve ser permanente e fazer parte da rotina de todas as pessoas, em especial desse grupo, porque ajuda a manter o bom funcionamento do nosso sistema de defesa. Por exemplo, a alimentação adequada durante a gravidez otimiza a produção de células de defesa, que são passadas para o bebê durante a amamentação.

Existem nutrientes presentes nos alimentos ligados diretamente ou indiretamente ao fortalecimento da imunidade, no entanto, para que todos possam atuar de forma eficiente é preciso que eles estejam em equilíbrio. Vamos descobrir alguns deles?

As vitaminas e minerais são nutrientes envolvidos na resposta imunológica e, em geral, atuam aumentando a produção de células de defesa, reduzindo o estresse causado por invasores ou mantendo a integridade dos tecidos. Dentre as vitaminas destacam-se a E, a A e as do complexo B e dentre os minerais, o ferro, o zinco e o selênio.

Além dos micronutrientes, a alimentação deve estar nutricionalmente completa e equilibrada em relação aos macronutrientes (carboidrato, gordura e proteína). Quando ocorre a deficiência de proteína, há dificuldade em reparação tecidual e formação de novas células. Em relação a gordura, os ácidos graxos ômega 3 e 6 devem estar em proporções adequadas para que consigam responder a inflamação adequadamente. Os carboidratos devem entrar complementando esses dois nutrientes, mas a escolha não deve ser pelos refinados. A ingestão correta de água também faz parte de todo esse processo.

As vitaminas e os minerais citados podem ser encontrados nas frutas cítricas, legumes alaranjados, verduras verde-escuras, carnes em geral e grãos ou cereais integrais. Já os macronutrientes, em leite e derivados, ovo, carnes, peixes, óleos vegetais, oleaginosas, sementes de chia e linhaça.

É fundamental o acompanhamento nutricional para adequadar a proporção de todos os nutrientes e para identificar aqueles alimentos contraindicados para cada faixa etária.

Além da boa nutrição, para que a imunidade esteja fortalecida, deve-se ter uma boa noite de sono, praticar esporte, estar perto de pessoas queridas e desempenhar atividades que façam bem ao corpo e a mente. Nada funciona de forma isolada, mas sim em conjunto! Reflita sobre o seu dia-a-dia!

Anna Carolina Ghedini e Priscila La Marca

Nutricionista da Nutriped

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