Read More Read More

" />
Carta à mãe que não conseguiu amamentar

Carta à mãe que não conseguiu amamentar

Querida mãe que acabou de parir e está na luta para amamentar, eu queria te dizer umas palavras, diferente do que a maioria das pessoas falam, eu queria te acolher nesse momento delicado.

Eu sei que você se preparou para esse momento mágico com seu filho(a) buscando informação, comprando concha para os seios, pomadas, pegando sol nos seios para tudo sair como o esperado e desejado. Mas nem sempre as coisas saem como planejamos, muitas vezes alguns acontecimentos independem de nós.

Eu queria te falar que se por algum motivo de força maior ou até mesmo de necessidade ou escolhas pessoais que fazemos para tentar sobreviver ao caos que é passar pelos primeiros dias com um bebê recém nascido, NÃO se sinta culpada.

Nós, mães, fazemos de tudo o que está a nosso alcance mas nem sempre conseguimos beirar a perfeição! Se você amamentou pouco, teve que complementar com leite artificial, sofreu alguma cirurgia de urgência que te impediu de amamentar, ficou doente ou qualquer outra situação que fez seus planos mudarem em relação a amamentação, calma. Nem tudo está perdido.

Quando estamos grávidas ou planejamos ser mães, idealizamos tantas coisas que nem sempre conseguimos colocar em prática e as vezes vejo que muitas mães ficam frustradas quando não conseguem amamentar o tanto quanto desejaram.

Podemos nos dar o momento de ficarmos tristes sim, pois nossos planos não foram alcançados mas tente não se culpar, por favor. Já carregamos tantas culpas ao longo dessa jornada que é a maternidade, então, se você puder tirar pelo menos essa culpa dos seus ombros, já irá te ajudar bastante.

Quando damos leite artificial a nossos filhos, por motivo de força maior, estamos dando amor também, estamos dando alimento que o fará ganhar peso, crescer e se desenvolver. Por isso, você está fazendo o melhor para ele(a) dentro das suas possibilidades e não, você não será menos mãe por isso. A sua jornada como mãe, conta com muitos outros fatores ao longo da vida do bebê do que somente a amamentação exclusiva no seio materno.

Entendemos que o leite materno é o melhor a oferecer ao seu bebê, se você tiver condições de amamentar, se seu filho(a) tiver condições de mamar e tantas outras variações que podem ocorrem ao longo do processo da amamentação.

Entenda e repita para você mesmo: eu estou sendo a melhor mãe que meu filho(a) poderia ter! E não se culpe tanto…

 

Com carinho e acolhimento,

Lilica.

 

OBS: esse texto foi inspirado e em homenagem a uma amiga que passou por esse momento delicado e me fez pensar muito sobre as mães que passam por situações parecidas.

One thought on “Carta à mãe que não conseguiu amamentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage