Read More Read More

" />
Canapé festivo – dica de comida para a festa de final de ano

Canapé festivo – dica de comida para a festa de final de ano

A saúde é construída a partir do estilo de vida que se leva todos os dias, e não apenas das escolhas alimentares realizadas nas festas de final de ano. Esses momentos devem servir para reflexão, amor, carinho e união, não para angústias geradas pela rabanada “detonada”. A nutrição não se baseia apenas na composição nutricional dos alimentos, mas também nos sentimentos envolvidos no ato de comer ou cozinhar, por exemplo. Consumir as preparações típicas de uma data festiva, em uma mesa de família, na qual todos encontram-se reunidos trocando carinho é nutrição. Elogiar o familiar ou amigo que preparou a comida é nutrição.

A quantidade calórica da preparação deve ser a menor das preocupações nesse momento. O importante é a apreciação unida à moderação. Aprecie a refeição e a consuma com moderação, dando esse exemplo às crianças. Não é preciso e nem se deve extrapolar, só porque está disponível uma variedade enorme de pratos salgados e doces.

Junto às preparações típicas, é legal adicionar alguns alimentos que estão no hábito familiar e vão agregar ainda mais valor. Ao invés do arroz branco, porque não preparar um arroz de lentilha? Ao invés de uma farofa de bacon, porque não uma farofa de talos de vegetais? Dessa forma, a tradição da data é mantida e o estímulo aos hábitos saudáveis também.

A NutriPed se uniu à nutricionista Alexandra Vargas e desenvolveu uma receita muito especial para a sua festa de final de ano. Que tal testá-la? Pode ser o prato de entrada da sua festa de reveillon.

 

Canapé Festivo

Molho Pesto

Ingredientes:

– 1 maço de manjericão

– 1 1/2 xícara de chá de azeite

– 1/2 dente de alho pequeno

– 5 castanhas de caju cruas

– 1 pitada de sal

Modo de preparo: Higienizar o maço de manjericão e reservar as folhas. Bater com os outros ingredientes no liquidificador.

Creme de ricota

– 1 peça de ricota

– 1/2 dente de alho pequeno

– Sal e ervas aromáticas a gosto

– Leite integral (suficiente para dar a consistência de creme)

Modo de preparo: Amassar todos os ingredientes sólidos com um garfo. Acrescentar o leite aos poucos para dar a consistência de um creme firme.

Para a base do canapé, utilizar fatias de pão de forma. Descartar as cascas do pão e depois cortar cada fatia em seis quadrados. Em cima de cada quadrado de pão, acrescentar o creme de ricota (primeira camada), depois o molho pesto (segunda camada) e finalizar com meio tomate sweet grape. Bom apetite!

Nutriped

Anna Carolina Ghedini e Priscila La Marca

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage