Read More Read More

" />
Asfixia postural: não deixe seu bebê dormir na cadeirinha

Asfixia postural: não deixe seu bebê dormir na cadeirinha

Em abril de 2015, uma família passou por uma verdadeira desgraça ao ver o segundo filho do casal morrer por conta de uma asfixia postural ou também conhecida como asfixia posicional.
O bebê Shepard Michael Dood, que tinha quase três meses foi deixado na creche e os seus pais não teriam nenhum motivo para se preocupar com a sua segurança, entretanto, um erro fatal mudou para sempre a história daquela família.
O que ocorreu foi que, lamentavelmente, naquele dia um funcionário colocou o bebê na cadeirinha do carro ao invés de colocá-lo no berço para que o pequeno dormisse. Quando voltou, duas horas depois, Shepard estava com a pele azulada. Assustado, o funcionário entrou em contato com a polícia e descobriram que já era tarde pois o bebê havia falecido.
Esse hábito que muitas famílias têm de deixar que os bebês durmam em cadeirinhas de carro, tanto dentro ou fora do veículo é fruto do desconhecimento do perigo e risco que reside em ocorrer uma asfixia postural.

Mas o que é essa asfixia postural, afinal?

      Quando o bebê nasce, ele sai do meio amniótico (líquido) ao seco (em que vivemos) por conta da força da gravidade. Como todos sabemos, por ser muito pequeno, ainda não possui capacidade para se manter sentado (o que só passa a ocorrer por volta do quinto ou sexto mês), daí ele ter que dormir deitado e não sentado.
Entretanto, quando o colocamos no bebê conforto, se ele não estiver na posição adequada, o seu corpo flexiona sobre si próprio (por conta da gravidade), realizando um formato de letra “C”, o que dificultará a respiração, já que o tórax e o abdômen estarão pressionados. Assim, quando a cabeça recai pra frente, o bebê passa a ter dificuldade em respirar até que não consiga mais e, infelizmente, venha a óbito.

Então não devo usar o bebê conforto?

      Por favor, não estamos dizendo isso! O bebê conforto faz parte das regras de segurança do DETRAN e o não uso do mesmo está sujeito a multa, além de ser motivo de morte do bebê em caso de acidente no veículo.
As cadeirinhas devem ser usadas somente no carro, com os bebês bem posicionados (observe a imagem abaixo) e por não mais de uma hora e meia. Caso os pais precisem fazer viagens longas de carro, a sugestão é que façam pequenas pausas para tirar o bebê daquela mesma posição.
Um estudo publicado em 2007  concluiu que o uso de bebê conforto deve ser restrito apenas ao veículo e nunca ser substituto do berço. O que os pesquisadores apontam é que o uso do bebê conforto deve sempre considerar a posição da cabeça do bebê reta em relação aos ombros e estes sempre presos ao cinto de segurança, evitando assim que a cabecinha dele tombe.

    Após a trágica morte do pequeno Shepard, a família dele (e nós do blog Mãe Só Tem Uma) esperamos que com a campanha de conscientização reduzam-se drásticamente o número de bebês que morrem por essa diferente forma de asfixia.
Por isso, sempre alerte ao cuidador da criança (pais, avós, tios, babá) dos riscos de não colocar o pequeno em um bebê conforto que não seja aprovado pelo INMETRO e, principalmente, na posição adequada.

asfixia-postural

Traduzido e adaptado de: lavozdelmuro.net e www.bebesymas.com

Nana.

4 thoughts on “Asfixia postural: não deixe seu bebê dormir na cadeirinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage