Read More Read More

" />
As vantagens dos brinquedos educativos

As vantagens dos brinquedos educativos

Essa matéria inicialmente tratava de brinquedos feitos em madeira mas após escrevê-la, conversei com uma amiga pedagoga que me desmistificou um pensamento que costuma ser comum: “todo brinquedo de madeira é educativo”. Essa afirmativa não é totalmente verdadeira, pelo fato do que o torna educativo é a sua proposta e não o seu material. Para exemplificar, um carrinho de madeira é um brinquedo de entretenimento com o objetivo de distrair e entreter a criança. Ela irá brincar, usará a imaginação em suas brincadeiras, mas não obterá nenhuma aprendizagem efetiva. Os brinquedos pedagógicos, conhecidos como educativos, necessariamente estimulam o cognitivo da criança e consequentemente a aprendizagem. Brinquedos educativos existem para todas as faixas etárias, desde bebê até para crianças maiores, ajudando na alfabetização , conhecimento dos números e até conceitos de quantidades, formas e massas,

Se entendemos que um brinquedo educativo traz uma proposta de aprendizagem, ensinando algo aos pequenos quando eles estão brincando, então, um brinquedo educativo pode ser de madeira, de ferro, de plástico, de pano e de qualquer outro material que a criança possa interagir. Mas, eu confesso particularmente que eu sou doida por brinquedos de madeira! Acho mais bonito, rústico, tem maior durabilidade e é ecológico, pois se descartado no meio ambiente decompõe-se naturalmente, sem componentes químicos que seja prejudicial a natureza, além de ser um ótimo presente já que é  super diferente!

Com os brinquedos educativos a criança é o ator da brincadeira, interage com o brinquedo, monta, puxa corda, empilha blocos, toca instrumentos. Isto não acontece com muitos brinquedos eletrônicos, no qual a criança, muitas vezes observa o brinquedo funcionando e não brinca com ele de fato.

Não quero dizer com isso, que os brinquedos eletrônicos são ruins ou não servem para nada, alguns poucos brinquedos eletrônicos até estimulam o raciocínio da criança mas sinto que estamos deixando de lado a noção da importância dos brinquedos lúdicos (brinquedos que estimulam o desenvolvimentode forma prazerosa) e que realmente agrega o despertar da criança. Com estes, deixa-se brincar; a criança solta a imaginação e mexe no brinquedo da forma como ela quiser, trazendo novas possibilidades e significados. Já o brinquedo eletrônico, direciona as crianças a fazerem determinado movimento ou somente assistí-lo funcionar, tornando a criança um simples espectador da própria brincadeira.

Segundo a psicóloga Carmen Tereza, “os brinquedos de madeira dão a chance de a criança experimentar alternativas. “Quanto mais liberdade, melhor. Os brinquedos eletrônicos são mais definidos, diretos. Os pedagógicos estimulam a criatividade e ajudam no desenvolvimento da linguagem””.

“Ainda de acordo com Carmen Tereza, os brinquedos educativos ajudam na inteligência, na percepção e na noção do espaço e do tempo. A especialista ressalta que ainda existem interações importantes como brincar com os pais e com os amiguinhos. Ela falou que as crianças gostam de trocar de posição com os adultos e costumam assumir o controle da situação. Para Carmen Tereza, os brinquedos educativos são mais atuais do que nunca porque ajudam na constituição psíquica da meninada”.

Os brinquedos educativos de plastico vemos em grande escala nas grandes lojas de brinquedos, já os de madeira e de pano costumam ser mais difícil achar, justamente pelo fato de ser um brinquedo diferente, não se acha facilmente, nas grandes lojas. Como eu gosto muito desse tipo de brinquedo, procuro bastante e achei dois lugares bacanas, com preços acessíveis. Eles são: Mini Einstein (com quiosque em alguns shoppings no Rio de Janeiro e venda online também) e o Quartinho da Dany (mãe empreendedora, vende online). A marca Melissa e Doug também é ótima! Mas não vejo vendendo no Brasil, achei no free shop no Brasil, voltando de uma viagem internacional.

Abaixo eu ilustro essa matéria com alguns brinquedos educativos e brinquedos simples para entretenimento da criança. Meu filho gosta muito de brinquedos educativos, principalmente os de madeira, acredito que seja também pelo meu estímulo. Espero que eu tenha aguçado a curiosidade de vocês, leitores para comprar algum brinquedo lúdico para seus filhos ou até mesmo presentear alguma criança.

Faço um agradecimento especial a minha amiga pedagoga Bianca Scorza, que me ajudou na construção dessa matéria.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Fonte:

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/10/brinquedos-de-madeira-ajudam-no-desenvolvimento-das-criancas.html

http://blog.abaratadizqtem.com.br/fique-por-dentro-dos-beneficios-dos-brinquedos-de-madeira/

 

Lilica.

 

2 thoughts on “As vantagens dos brinquedos educativos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage