Vc já não é a mesma , depois de ser mãe?

Sobre as mudanças e transformações que a mulher passa após a chegada de um filho.

Puerpério nos seus aspectos emocionais causa uma desestruturação emocional na mãe (dúvidas, questionamentos) que culmina na perda de sua identidade. As mães costumam dizer que se sentem invisíveis, que não sentem que são elas mesmas.

Isso acontece por basicamente dois motivos :

  • Fusão emocional com o bebe- mãe e filho compartilham emoções, noque faz essa mulher perder seu equilíbrio emocional.
  • Ela perde seus espaços de identificação: sua vida muda em todos os aspectos. E ela se distancia ou muda a forma de se relacionar com seu ambiente.

Como fazer o caminho de volta ? Como se sentir você mesma novamente?

  • autoconhecimento: Busque se conhecer. Faça terapia. Leia sobre materialidade. Troque com outras mães. Todas essas experiências vão te ajudar a nomear o que você está vivendo, e a se apropriar da pessoa que você está se tornando.
  • Revisite sua história familiar: É ela que vai te ajudar a compreender muito das suas escolhas, e não escolhas. Enquanto não nos apropriamos da nossa história, nos tornaremos escravos dela, apenas repetindo padrões já estabelecidos. A terapia pode fazer um trabalho incrível nesse aspecto.
  • Rede de apoio: Construir uma rede para te apoiar a ir voltando aos poucos aos seus espaços de identificação. Não ache que você precisa dar conta de tudo sozinha. O preço a se pagar por isso, pode ser muito alto. Lembre-se: Enquanto mais ajuda mais autonomia você desenvolverá.
  • Voltar a fazer atividades que você gosta: experimentar novas atividades, revisitar antigos desejos, é momento de experimentar.
  • Se priorizar: Buscar reconstruir a possibilidade de um tempo só seu para ir voltando a se reconhecer.

Essa fase , possivelmente será a fase mais transformadora da sua vida. Não espere que um belo dia tudo volte ao normal, e que vc volte a ser quem era antes, isso não vai acontecer!

Maternidade é sinônimo de transformação. E se eu tivesse que te dar apenas um conselho, seria: Não se abandone pelo caminho! Antes da mãe , existe a mulher ! E é a mulher que sustenta a mãe .