Read More Read More

" />
“TIVE MUITA CÁRIE PORQUE TOMEI MUITO ANTIBIÓTICO NA INFÂNCIA”

“TIVE MUITA CÁRIE PORQUE TOMEI MUITO ANTIBIÓTICO NA INFÂNCIA”

A dentista Livia Mayer, parceira do blog, vem esclarecer um dos grandes mitos sociais relacionado a dentes. Eu me lembro bem de ter ouvido muito na infância e também quando adulta sobre antibiótico dar cáries e também manchar os dentes. Quando temos que tratar nossos pequenos ou mesmo nos tratar, ficamos naquela indecisão e insegurança em usar o remédio que o médico receitou. Você também tem essa dúvida? Então continua lendo a matéria pois a dra. Livia vai nos esclarecer sobre esse assunto.

Acho que todo dia um dentista ouve essa frase. As pessoas ainda têm o hábito de atribuir a quantidade de cárie ou a “fraqueza” dos dentes ao constante uso de antibióticos. Tanto na infância quanto na fase adulta.
Porém já se sabe que o antibiótico sozinho não é responsável pelos problemas bucais de ninguém.

O que acontece é que os antibióticos e outras medicações, especialmente os infantis, têm doses elevadas de açúcar para amenizar o gosto ruim e facilitar a administração. E como as doses são em intervalos de 8/8 ou 6/6 em grande parte deles, os pais acabam ficando com pena de acordar a criança para fazer a higiene após tomar o remédio.

Somente há um antibiótico, a tetraciclina, que pode sim manchar os dentes, se for administrado em grandes doses enquanto ocorre a formação dos dentes, ou seja, de 0 a 12 anos. Sendo assim, os pediatras já evitam indicar esse tipo de antibiótico nesta fase. Não há problema seu uso após esse período, pois não consegue mais afetar a formação do dente.
Então fica a dica. Se seu filho estiver tomando antibiótico, redobre os cuidados, escovando os dentes todas as vezes que possível após o remédio, para não ficar açúcar na boquinha dele ok?

Grande abraço.

Dra Livia Mayer

Endodontista Ortodontista CRO-RJ 32763

Graduada pela UFRJ/ Especialista em Endodontia pela UERJ/Especialista em Ortodontia pela INCO

Telefone: (21)3342-3931

Visite a página no facebook: Odonto White

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage