Read More Read More

" />
Que mundo você deseja deixar para o seu filho?

Que mundo você deseja deixar para o seu filho?

Vivemos uma era de mudanças, tanto do ponto de vista climático quanto do ponto de vista da postura do homem frente ao mundo. De alguns anos para cá é cada vez mais comum ouvir palavras como “sustentabilidade”, “meio ambiente”, “preservação” e “reciclagem”. Essas palavras nos mostram que a humanidade está mudando o foco que vinha tendo até agora: devastação do meio ambiente em prol do desenvolvimento material do homem, consequentemente gerando um consumismo desenfreado em grande parte das sociedades do planeta Terra.

Mas é isso que queremos para nosso futuro? É isso que queremos deixar para nossos filhos? Um planeta exaurido de seus recursos naturais? Então devemos agir e rápido! Muitas vezes achamos que nossas atitudes são pequenas demais para mudar esse processo de devastação da Terra, não, nossas atitudes são o começo de uma grande transformação que está começando e irá se estender para nossos filhos através do exemplo.

Irei dar algumas dicas do que podemos fazer para mudar nossos hábitos e envolver nossos filhos nessas ações para criá-los com um pensamento diferente do que a maioria de nós fomos criados:

  • Fazer coleta seletiva (separar vidro, papel, plástico etc).
  • Não desperdiçar comida.
  • Não fazer qualquer atividade com a torneira aberta (principalmente lavar louça e escovar dentes).
  • Usar sacolas retornáveis no mercado.
  • Comprar somente o que for realmente consumir (para evitar desperdício).
  • Não incentivar o consumismo de roupas e brinquedos para seu filho(a), ensinando sempre que devemos comprar o que estivermos precisando.
  • Separar (junto com seu filho-a), periodicamente, brinquedos para doação ou revenda em grupos virtuais.
  • Participar de feira de trocas de livros e brinquedos.
  • Ter uma mini horta em casa (para mostrar o cuidado com as plantas, além de incentivá-lo a comer o que ajudou a produzir).
  • Reutilizar a água do tanque ou da máquina de lavar para limpar o chão de casa ou varanda.
  • Usar as fraldas de pano modernas
  • E por fim: AMAR a natureza em toda a sua plenitude!

Lembre-se: essas são pequenas ações que ajudam a preservar o meio ambiente ou consumir menos produtos (que irá devastá-lo ao produzir). A nossa ação é a melhor forma de educar e dar o exemplo a nossos filhos, pois estão prestando atenção em nós o tempo todo. Não adianta levar essa proposta para casa se não vestirmos a camisa também.

Escolha alguns itens que você acha que consegue começar a fazer diariamente, e aos poucos vá aumentando suas ações, sempre conforme sua disponibilidade. Não se culpe se não conseguir colocar em prática todas as ações da lista. O importante é começar com o primeiro passo: vontade de mudar seus antigos hábitos para ajudar a manter um planeta saudável para o futuro. E aí, mãos a obra?

Lilica.

 

2 thoughts on “Que mundo você deseja deixar para o seu filho?

    1. Alice,
      Muito Obrigada por nos escrever!
      Fico muito feliz em saber que estou de certa forma ajudando alguém e quiçá o mundo a ser um pouco melhor. Penso bastante essas questões e acredito que só vamos mudar as ações de hoje através da educação e com exemplos em casa. Nós, pais, somos as maiores vitrines para nossos filhos! Mãos á obra!
      Um beijo, Lilica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage