Read More Read More

" />
Por que não devo beijar meu filho na boca?

Por que não devo beijar meu filho na boca?

Ahhhhhh… a maternidade… essa fase maravilhosa da vida pra… PAGAR A LÍNGUA!!!!! Imaginem vocês, quantas vezes, eu, a Livia dentista, condenei mentalmente uma mãe dando aquela bitoquinha na sua cria… “nunca que vou beijar meu filho na boca”, eu pensava… Até o dia que aquela criaturinha pequena e angelical veio e “puf”, me tascou uma bitoquinha na boca quando mamãe pediu um beijinho. Claro que achei lindo, mas deixa eu te explicar porque não pode. Mas se você quer saber, sim, ele continua me dando bitoquinhas. E eu continuo babando rs. Mas esquece essa parte do texto, rs.

Já pensou como a gente se cerca de cuidados com algumas coisas e com outras simplesmente esquece? Quando estamos grávidas lavamos toda a roupinha do neném separada, muitas vezes à mão, e assim fazemos por um bom tempo, pra não misturar com a “sujeira” do resto da família. Lavamos e esterilizamos todos os copinhos e mamadeiras do neném. Mas já percebeu que a gente não tem o mesmo cuidado no que envolve nossa saliva?
– dividir talheres
– assoprar comida
– oferecer o mesmo canudo que bebemos
– “limpar” a chupeta que caiu no chão (essa é pacabá com meu coração)
– as famosas bitocas

Quem nunca ofereceu a própria comida pro filho porque ele não queria comer aquela que você serviu pra ele? E com qual talher a gente fez isso? O nosso né?
A nossa saliva é repleta de bactérias, isso não é uma coisa ruim, mas elas podem acabar indo nas bocas dos nossos filhos precocemente. Bactérias cariogênicas, as causadoras de doenças periodontais, além de vírus como o da herpes e muitas outras doenças. Claro que a cárie depende de outros fatores pra acontecer, como a má higiene por exemplo, mas por que dar mais subsídios para que isso aconteça né?

Então, na próxima colher que for dividir com o seu filhote, vamos pensar um pouco sobre o quanto isso é importante?

 

Dra Livia Mayer

Endodontista Ortodontista CRO-RJ 32763

Graduada pela UFRJ/ Especialista em Endodontia pela UERJ/Especialista em Ortodontia pela INCO

Telefone: (21)3342-3931

Visite a página no facebook: Odonto White

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage