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Os alimentos mais benéficos para a saúde bucal

Os alimentos mais benéficos para a saúde bucal

De médico e louco todo mundo tem um pouco né? Mas depois da internet todo mundo acha que tem um pouco de nutricionista também, não é verdade? Quando éramos crianças a gente não ouvia nossas mães falando de glúten pra cá, lactose pra lá… Hoje em dia, é tanta informação e essa informação muda tanto a cada descoberta científica, que acabamos ficando um pouco perdidos, mas sempre tentando nos atualizar. Por isso, nada melhor do que a ajuda das nutricionistas da NutriPed!

Se perguntarmos quais alimentos são MALÉFICOS à saúde bucal, a maioria saberá responder pelo menos o “AÇÚCAR!” (alguém arriscou café? Alimentos ácidos?). E se perguntarmos quais são BONS? Você sabe pelo menos um?

Vamos fazer uma listinha do que é bom para suas gengivas e seus dentes? Seus e de sua família?

– Leite e derivados (fontes de cálcio)

Ahá! Meio óbvio né? Mas a gente nem se lembra. Leite e derivados são ricos em cálcio, tão importantes pra construção e manutenção de dentes fortes e saudáveis. Mas você sabe que não só o leite e seus derivados são ricos em cálcio, mas também o espinafre, a sardinha, o brócolis, o feijão… O cálcio também eleva o pH da boca, o que protege os dentes contra as cáries. Logo, incentive desde cedo o consumo de hortaliças verde escuras e do caroço das leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico), não adianta oferecer somente o caldo! O leite e seus derivados devem ser ofertados a partir de 1 ano.

– Laranjas (e fontes de vitamina C)

A vitamina C ajuda na produção de colágeno, componente das gengivas. A vitamina C é tão importante, que sua falta pode acarretar na doença escorbuto, com sangramento gengival. Por isso sempre leve a sério o consumo desta vitamina, que você também pode encontrar no pimentão amarelo, brócolis (olha ele aí de novo), morango, mamão, caju, laranja, entre outros. Que tal unir à proteção das gengivas, um aumento da absorção de ferro nas refeições?! Ofereça uma frutinha rica em vitamina C após o almoço e jantar e melhore a saúde bucal e nutricional da criança!

– Verduras, legumes e frutas: maçãs, pêras, cenouras e pepino (fontes de fibras)

Os alimentos ricos em fibras exigem maior esforço da nossa arcada dentária para serem triturados, por isso permanecem mais tempo na cavidade bucal, e vão “arrastando” a sujeira conforme são mastigados, além de exigirem maior quantidade de produção de saliva, e saliva é muito amiga dos dentes!

– Uva passa

Sabiam que a uva passa contém ácido oleanólico, que inibe o crescimento de bactérias que provocam cáries, problemas periodontais e até mau hálito!

– Castanha-do-Pará

A castanha do Pará é tão benéfica à saúde bucal que seu óleo pode até ser encontrado na composição de alguns cremes dentais. Seu óleo é capaz de formar uma película protetora nos dentes, dificultando a formação de placa bacteriana. A natureza é sempre sábia!No entanto, fique atento à faixa etária da criança e evite oferecer até os 2 anos de idade.

 

Além disso, claro, ingira muita água (sempre ela) pois sua ingestão ajuda na produção de saliva, elimina sujeirinhas, além de manter a boca hidratada.

 

Este texto teve colaboração das nutricionistas da Nutriped!

Dra Livia Mayer

Endodontista Ortodontista CRO-RJ 32763

Graduada pela UFRJ/ Especialista em Endodontia pela UERJ/Especialista em Ortodontia pela INCO

Telefone: (21)3342-3931

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