Read More Read More

" />
Organização do tempo: dicas para pais ocupados

Organização do tempo: dicas para pais ocupados

Olá, papais e mamães!

Não é segredo que, cada vez mais, tanto pais como mães enfrentam o desafio de conciliar a vida no trabalho com a vida em família – especialmente quando as crianças ainda são pequenas.
Por isso, criamos um pequeno guia com algumas dicas para que você possa organizar (e usar!) seu tempo precioso da melhor forma possível.

Tarefas em família

Você termina um longo dia de trabalho, e ainda se depara com diversos afazeres, como lavar roupas, limpar a garagem ou dar uma geral na sala. O que fazer? Divida as tarefas tanto entre os dias da semana quanto entre os membros da família. Veja só:

 

  • Escolha um dia para ser o dia da lavanderia: Trate primeiro das roupas com manchas: aprenda como tirar chiclete de roupa aqui, e peça ao seu filho para ajudar na divisão de cores – pode até ser educativo!
  • Dia de arrumar o quarto: nunca é cedo ou tarde demais para incentivar o hábito de arrumar o quarto semanalmente (tanto para adultos quanto para as crianças). Adicione um toque de diversão com música pela casa!
  • Dia de planejar o menu: organizar as refeições é não só uma boa forma de poupar tempo, mas também de garantir uma alimentação saudável lá em casa. Incentive os seus filhos a contribuir na preparação do menu e inclua sempre um “alimento secreto”, para introduzir alimentos novos de forma divertida.
  • Dia de limpar a cozinha: esse também pode ser um dia de preparar o jantar em família. Assim, todos ajudam a cozinhar e a limpar, garantindo uma noite prática e divertida.

 

 

Tenha sempre uma lista de afazeres

  • Escreva tudo o que é preciso fazer em um dia ou na semana em uma folha de papel, colocando-a em um lugar bem visível da casa e acessível para todos. Evite fazer a lista no celular ou tablet e desfrute da satisfação que é riscar afazeres da lista.
  • Incentive seus filhos e marido/esposa a participarem na conversa e criarem a sua própria lista, e veja como conciliar todas as tarefas e horários da família na semana.
  • Distribua as várias tarefas e responsabilidades por todos os membros da família. Identifique o responsável por cada tarefa usando cores diferentes.
  • Reuna seus afazeres que podem ser feitos no mesmo dia: por exemplo, comprar meias para as crianças e ir à farmácia, sem precisar fazer duas viagens.
  • Cumpra os seus prazos e metas e fuja da procrastinação, mas não do lazer. Deixe espaço na lista para relaxar e se divertir em família.

 

 Agenda de eventos importantes

Um bom jeito de organizar seu tempo pessoal é ter todos os eventos importantes da família acessíveis de forma visual (não apenas no calendário do computador). Tenha uma agenda com datas especiais e tarefas relacionadas, como comprar presentes, comprar passagens, etc.

Não esqueça de incluir aniversários, feriados, eventos da escola dos filhos, entrega de projetos para o trabalho, datas de formaturas, aniversários de namoro casamento.

 

Outras dicas especiais

  • Deixe o trabalho no trabalho. Ao misturar a sua vida profissional com a vida pessoal, muitas vezes você acaba não conseguindo se dedicar 100% a uma nem outra.
  • Sirva como exemplo: já que as crianças observam e aprendem com os pais, seus hábitos serão uma ótima maneira de incentivar seus filhos a seguir práticas de organização (como manter um calendário e planejar com antecedência).
  • Planeje também os finais de semana, mesmo que seja apenas para descansar, assistir um filme ou fazer um passeio de bicicleta. Saber que seu tempo de descanso está garantido traz leveza às tarefas da semana.

 

Pronto! Agora que você aprendeu que até mesmo atividades como tirar chiclete da roupa podem entrar no seu calendário de organização, é só implementar nossas dicas no seu dia a dia e perceber a diferença!

E não esqueça: brincar também é importante!

 

Colaboradora: Camila Moraes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage