Read More Read More

" />
Leite materno dá cárie?

Leite materno dá cárie?

Leite materno dá cárie? Mamadeira dá cárie? Comida dá cárie? Remédio dá cárie?

Primeiro de tudo este não é uma matéria para criar polêmica entre amamentação exclusiva no peito ou mamadeira. Vou deixar só alguns pontos para que as mamães que optarem por uma ou outra via de alimentação possam se preparar para fazê-lo da forma mais benéfica possível, ok?

Segundo, vamos começar com um mantra: LEITE MATERNO NÃO DÁ CÁRIES. Pronto, se essa era sua dúvida já estraguei a surpresa. Mesmo assim vou falar mais disso aqui embaixo.

Confesso que mesmo no meio odontológico ainda há muitos profissionais que acreditam que leite materno dá, sim, cáries. Mas cada dia mais estudos e evidências mostram que não. Posso citar alguns fatos para ajudar a convencê-los.

O leite materno sai em pequenos jatos que vão direto pro céu da boca e são deglutidos. Em geral mal ficam em contato com os dentes (digo a partir dos seis meses em média quando começam a nascer dentes nos bebês). Com a mamadeira temos uma situação um pouquinho diferente pois o bico permite uma liberação maior de líquido, e acaba inundando um pouco a boquinha do neném, permitindo este contato. Além disso, o leite materno não diminui o pH da boca. A cárie depende dessa diminuição (ou seja, aumento da acidez bucal) para acontecer. O açúcar sim diminui o pH bucal.

Quer mais? O leite materno tem cálcio e fósforo, que tornam os dentes mais fortes e menos susceptíveis a cárie! Quer mais ainda? O leite materno tem anticorpos que retardam o crescimento de Streptococcus. E a principal bactéria causadora de cárie é um Streptococcus.

Gente, sério, daria pra escrever um livro pra vocês só com evidências de que LEITE MATERNO NÃO CAUSA CÁRIES (sempre em caixa alta rs) mas imagino que vocês estejam com muita coisa pra fazer. Então deixa eu contar sobre outras coisas.

O leite artificial por sua vez contem aditivos que podem sim diminuir o pH da boca, além, de como citei acima, a mamadeira permitir o enchimento da boca muito rápido, o que deixa líquido em contato com os dentinhos do bebê. O ideal é realmente não deixar o neném mamar e dormir na sequência sem antes fazer a higiene oral. Geralmente recomendamos que a higiene comece com o bebê bem novinho, mesmo antes do nascimento dos dentinhos, com uma gaze embebida em água morna, mas mais como fim de acostuma-lo a este rotina. Após o nascimento do primeiro dentinho sim, devemos colocar a escovação nos seus hábitos. Falarei mais sobre a higiene bucal em outro post ok? Mas enfim, o importante é evitar que a criança crie o hábito de tomar fórmula dormindo ou antes de dormir sem ter feito a higiene. Difícil não é?

Não sei se você já parou para pensar nisso mas o nascimento dos primeiros dentinhos coincide em geral com o início da introdução alimentar (em torno dos seis meses). O bebê começa a ter acesso a outras formas de açúcares, e essas também podem diminuir pH, aumentar acidez, etc, aquele processo todo que pode causar a cárie. Portanto a higiene bucal se faz de extrema importância quando a introdução alimentar começa.

Por fim, mas não menos importante, acho importantíssimo a gente começar a desmistificar essa história de que quem toma muito remédio na infância tem os dentes mais fracos ou susceptíveis a cáries. Não se passa uma semana sem que eu ouça isso no consultório pelo menos uma vez. Na verdade se você for ler os rótulos verá que os remédios possuem muitos aditivos, inclusive açúcares. E a regra é a mesma da fórmula artificial. Se tomar açúcar e não fizer a higiene da boca, está oferecendo um prato cheio pras bactérias. Portanto se seu(sua) filhinho(a) estiver tomando medicamento, não deixe ele (a) dormir sem antes fazer a higiene, ok?

 

Assim, claro, rápido, objetivo, 4 respostas sobre cáries!!!! Espero que tenham gostado.

Deixo aqui meu abraço e se tiverem dúvidas é só mandar tá bem?

Dra Livia Mayer

Endodontista Ortodontista CRO-RJ 32763

Graduada pela UFRJ/ Especialista em Endodontia pela UERJ/Especialista em Ortodontia pela INCO

Telefone: (21)3342-3931

Visite a página no facebook: Odonto White

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage