Read More Read More

" />
Fralda de pano ecológica – eu testei

Fralda de pano ecológica – eu testei

Olá, amigos leitores. O assunto de hoje é fralda de pano ecológica. Você já usou? Ouviu falar? Tem curiosidade para saber como funciona?

Quem nos segue por aqui sabe que tenho 2 filhos.

Com o meu primeiro filho, optei pela tradicional fralda descartável no chá de bebê porque eu sequer sabia da existência das fraldas de pano. Já com o segundo filho, eu já tinha o nosso blog e comecei a entender mais sobre questões maternas e afins.

No chá de bebê, fiquei tentada em pedir ou não as fraldas de pano, porque neste momento eu já conhecia pessoas que a usavam.

Mas aí bateu um monte de noia e insegurança: com 2 filhos e tendo que lavar fraldas (afinal rn usam muuuitas fraldas diariamente): será que darei conta?

Desisti.

Preferi usar o método tradicional das descartáveis mesmo. Mas coloquei uma possibilidade na minha mente: quando acabarem as fraldas do chá e eu tivesse que comprar mais, posso cogitar usar as de pano pra testar como funcionam.

Dito e feito. Cheguei a comprar algumas descartáveis pra mais uns 6 meses e quando ele estava com 18 meses resolvi me arriscar. Li bastante sobre o funcionamento, entendi a importância delas pro meio ambiente, pro bolso e pra saúde do bebê.

E agora estou há 2 meses nesta nova realidade e digo pra vocês o que senti nesse período.

Há pelo menos 3 aspectos importantes que me chamaram atenção:

  1. Meio ambiente: você sabia que um bebê usa em média quase 3000 fraldas até o desfralde? E que não temos previsão de quando elas desaparecerão do planeta? Sempre me chocava a quantidade de lixo diário que eu produzia com as descartáveis.
  2. Financeiro: quanto maior o tamanho das fraldas, mais caras as tiras vão ficando. Então, o valor de uma fralda que pode ser usadas vááááárias vezes faz com que o custo diminua absurdamente. Além do fato de que a gente não deve usar pomada pra não impermeabilizá-las. Daí, já diminui mais um gasto no orçamento da família.
  3. A pele do bebê respira melhor porque não tem plástico em contato com ela o tempo todo. O tecido dos absorventes é específico pra estar em contato com a pele e evitar alergias.
modelo pocket

Como que funciona a fralda?

Nem de perto ela é como as de antigamente, da época de nossas mães. A fralda é composta por uma capa e um ou dois absorventes – comprados separadamente. O mais utilizado é o estilo pocket (bolso), no mesmo formato das fraldas descartáveis e que tem um bolso que permite colocar os absorventes. Cada fralda acompanha um absorvente. Você pode optar por colocar mais absorventes de acordo com a absorção ou o fluxo de xixi da criança. Para o fechamento, em vez de fita adesiva, há opções com botões ou com velcro (isso é legal porque regula o tamanho do bebê desde rn até o desfralde).

E pra lavar?

É na máquina mesmo, na pior das hipóteses, pode dar uma pré-lavada pra tirar o excesso de urina ou se sujar com fezes. No caso das fezes, uso o liner que é uma espécie de lenço umedecido (sem estar umedecido) dentro da fralda, daí, o bebê faz o cocô nele e eu o descarto direto no vaso sanitário.

Você pode juntar por até 7 dias as fraldas em um balde com tampa (ela serve pra evitar que o cheiro forte atraia insetos), mas por aqui, lavo dia sim e dia não. Uso pouca água e lavo com detergente neutro (uma colherinha de café para a quantidade de 5 a 6 fraldas).

Depois que a máquina centrifuga, elas já saem quase secas e fica bem mais fácil. Lavo à noite e de dia já estão sequinhas pra uso.

Pode reaproveitar as fraldas?

Sim! Eu mesma comprei muitas usadas e paguei MUIIIITO mais barato do que uma nova. Cada fralda custa em média 50 reais, mas uma usada pode sair por menos da metade do preço. Dá pra reaproveitar com outro filho ou repassar pra uma amiga.

Dá muito trabalho?

Olha, com a descartável você se “livra” do problema mais rápido, mas ela não desaparece no meio ambiente, né? Essas dão um pouco mais de trabalho, mas assim, eu já incorporei a minha rotina a lavagem de 2 em 2 dias das fraldas, então acho q gasto mais 10 minutos entre botar na máquina e estender na corda.

Você ainda usa descartável?

Sim, tenho um pacote pra usar em uma emergência. Mas não uso diariamente. É só se estiver na rua e sentir que aconteceu algo e preciso usar.

Onde comprar as fraldas?

Existem muitos sites e marcas famosas de fraldas no mercado, inclusive as chinesas (dá pra comprar pelos sites como Aliexpress).

 

Balanço geral:

Estou super adaptada ao uso da fralda de pano, indicaria para qualquer mamãe que quisesse tentar. Sugiro que comece com uma quantidade pequena para ver se será bom pra você e pro bebê pra depois aumentar o seu enxoval.

 

Em breve, escreverei sobre como de fato usar as fraldas, dicas e tudo mais.

Com carinho, Nana.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage