Read More Read More

" />
Amamentação: guia básico

Amamentação: guia básico

Olá, papais e mamães.

Se você está perto de ter o bebê ou acabou de tê-lo, pode estar com algumas dúvidas sobre esse momento.

Para isso, trouxe um guia básico sobre as informações mais importantes sobre esta nova etapa: amamentação.

Para começar, apesar de amamentar ser algo natural, nem sempre é simples e existem muitas informações confusas por aí. Na dúvida, sempre procure por uma consultora de amamentação para ajudar neste momento.

 

  • Primeira vez amamentando: o que vai acontecer?

Na primeira vez, ainda não sairá o leite materno, mas sim o colostro. Sai pouco, no início vai dar saciedade por bastante tempo, porém depois de algumas horas o bebê começará a sentir mais fome e pode ser que ele queira mamar em um intervalo mais curto. Tente, se possível, amamentar o bebê assim que ele nascer.

  • Posso oferecer o seio sempre que ele quiser?

Claro! O peitinho é sempre bem-vindo. Nas primeiras 24h de vida, o bebê dorme um pouco mais e pode ser mais difícil para vocês acordá-lo. Enquanto você tiver colostro, pode estimulá-lo a cada 3 ou 4 horas.  Mas se ele quiser mamar em menor intervalo, sem problemas. Depois, quando o leite descer, o bebê escolherá o seu próprio ritmo e você pode oferecer em livre demanda.

  • Ofereço as duas mamas ou apenas uma só?

Não existe regra. Oferecendo uma mama depois da apojadura (descida do leite), o bebê mama mais gordura, ganha peso e fica saciado. Porém, pode ser que suas mamas estejam muito cheias e você queira oferecer as duas mamas a ele. Na mamada seguinte, comece pela última mama que você ofereceu.

  • O que é apojadura?

É o momento em que o colostro é substituído pelo leite. Em geral, acontece entre 3 e 5 dias. Você saberá que o leite desceu através de alguns sinais, como: a mama fica quente, dolorida e dura. Você passará a produzir uma quantidade bem maior de leite do que o bebê consegue mamar. Por isso, o leite acumula virando uma gelatina, dando aspecto mais endurecido ao seio. Isso acontecerá apenas no início, porque depois de uns dias seu corpo perceberá qual é a demanda do bebê e parará de produzir em excesso.

E sempre que você ficar um período grande sem amamentar, suas mamas podem ficar mais duras.

  • O que fazer quando as mamas estiverem duras?

Massagem e ordenha (manual ou na bomba). O leite materno é um filtrado do sangue, por isso, não se deve colocar compressas mornas, quentes ou frias. Isso porque o calor ajuda a vir mais sangue pras mamas e, assim, aumentar a produção do leite. E se colocar compressas geladas, as mamas que já estão com o leite “gelatinoso”, endurecerão e deixarão o leite mais preso nelas.

  • Como eu faço a massagem?

Deve ser feita em movimentos circulares, com as pontas dos dedos, sem deslizar os dedos sobre a mama. Primeiro, ao redor da aréola, depois ao redor do seio todo, como se fosse um alvo, do centro para fora. A massagem deve ser feita até a mama amolecer, e depois a ordenha. Mas a ordenha não pode ser feita por mais que 15 minutos, para não estimular a produção exagerada.

  • Como saber quanto que o bebê mamou?

Repare nas fraldinhas sujinhas em um dia. Se ele sujar seis, ele está mamando bem. Quanto mais ele mamar, mais fraldas vai sujar.

  • Como colocar o bebê pra mamar? Se não fizer direito, machuca?

A pega é realmente muito importante. Se ela estiver errada, pode machucar bastante, além do bebê não mamar o que precisa. E ele acaba emagrecendo, o leite diminuindo, afinal, se o leite não “está saindo”, o corpo não produz mais.

Pra entender sobre a pega, é importante saber que o bebê mexe a mandíbula e a língua pra mamar. Dessa forma, a língua deve massagear a aréola e não o bico. A pega correta não dói e não machuca.

  • Quem tem bico pequeno pode amamentar?

Claro, o bico serve para “tocar o céu da boca” e lembrar o bebê de começar a mamar. Onde o bebê tem que apertar para o leite sair é a aréola.

  • Como saber se a pega está correta?

Quanto mais aréola tiver em contato com a língua, melhor será a mamada. O mamilo deve encostar no “céu da boca”. Para isso, encaixe o peito com o bico voltado pro nariz do bebê, em um movimento de nariz pra boca. O lábio inferior do bebê tem que ficar no limite da aréola e a boca deve estar com os lábios voltados para fora, a bochecha redonda, sem covinhas e a mamada sem barulhos.

  • O que fazer antes de amamentar?

Limpe o seio somente com o seu leite. Além de hidratar, ele limpa melhor que água, removendo as bactérias da pele.

  • E se aparecerem machucados?

A primeira coisa é corrigir a pega, pois se ela estiver errada, gera as lesões. Depois passe o seu próprio leite, pois além de hidratar e limpar, ele também cicatriza.

  • Depois de amamentar, o que devo fazer?

Colocar o bebê para arrotar. Nem sempre ele arrota, somente se tiver engolido ar. O ideal é que mantenha-o em pé por uns 15 minutos e depois pode colocá-lo no berço de barriga para cima.

 

Nana.

 

Fonte de pesquisa: Maternidade Perinatal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage