Read More Read More

" />
A importância da rotina na vida do seu(ua) filho(a)

A importância da rotina na vida do seu(ua) filho(a)

Muitos pais não sabem a importância da rotina, mas ela é essencial para os pequenos (principalmente) por estar formando os hábitos da família que irá reger a formação da sua estrutura psicológica e emocional. Ter horário para dormir, comer, tomar banho não é ser radical, ao contrário, é mostrar para o seu(ua) filho(a) que a sociedade é organizada dessa forma e que para estarmos inseridos nela da melhor forma possível, a rotina se faz necessária. Além disso, cientistas e especialista têm chegado a conclusão de que a rotina é necessária para o bebê e a criança.

Geralmente, nos primeiros meses de vida, o bebê ainda não consegue entrar na rotina da família, por estar se adaptando ao mundo aqui fora. Ele vive uma exterogestação até o terceiro mês de vida. Aí as coisas começam a melhorar, ele espaça a mamada, dorme um pouco mais, já não troca a noite pelo dia e começa a entrar na rotina da casa.

Eu sempre quis escrever sobre a rotina do bebê, porque tenho um exemplo aqui em casa que deu certo. Antes de eu ter filho, sempre tive rotina, dormir mais ou menos na mesma hora, ter hora para comer, praticar exercício físico e etc. Mas depois que tive filho, fiz questão de mantêm-la para criar um filho com horários certos para realizar as principais tarefas do dia.

Dizem que o sono do bebê é questão de “sorte”, se ele dorme a noite toda, se acorda diversas vezes, se dorme pouco ou muito, se reluta para dormir. O fato é que eu acredito no poder da rotina! Aqui em casa, o Antonio sempre teve rotina, para pelo menos comer, tomar banho e dormir. Todos os dias, faça sol ou faça chuva que seguimos os mesmos passos diariamente. É claro que de vez em quando ela é mexida, principalmente quando temos festas e comemorações.

A verdade é que eu tento me adaptar as situações que me apresentam. Por exemplo: se vou a algum casamento, levo a janta em um pote térmico, quando dá o horário, ele come (aonde estiver) e tento voltar mais ou menos no horário em que ele dormiria em casa. Quando a altero, geralmente é para uma hora a mais ou menos, para não bagunçar muito o que ele está acostumado a maior parte do tempo.

Os benefícios são muitos: uma criança que consegue dormir mais ou menos naquele horário de costume com frequência, que obedece as regras da casa, que sabe o passo a passo da sua rotina colaborando muitas vezes para que ela aconteça, torna-se uma criança segura e equilibrada.

Para os pais que não costumam ter rotina na sua própria vida pessoal, o difícil é começar mas depois que vemos o resultado, acaba se incorporando ao dia a dia. Vale a pena repensar as atividades do dia e traçar um momento específico para ela acontecer, se programando inclusive para as refeições (pois requer a preparação prévia dos alimentos).

Deixo uma reflexão sobre essa questão pelo ponto de vida do educador e psiquiatra norte-americano Rudolf Dreikurs: “a rotina diária é para as crianças o que as paredes são para uma casa: lhes dá limites e dimensão para a vida.” Nenhuma criança fica confortável em uma situação em que não sabe o que esperar. A rotina dá uma sensação de segurança. A rotina estabelecida dá um sentido de ordem do qual nasce a liberdade”.”

Espero ter ajudado,

Lilica.

 

Fontes:

https://amenteemaravilhosa.com.br/importancia-rotina-para-criancas/

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/importancia-rotina-807436.shtml

http://guiadobebe.uol.com.br/a-importancia-das-regras-e-das-rotinas-para-a-crianca/

 

4 thoughts on “A importância da rotina na vida do seu(ua) filho(a)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage