Read More Read More

" />
9 benefícios da leitura na infância

9 benefícios da leitura na infância

A leitura é a chave para acessarmos a informação, a cultura, o mundo da ficção e da fantasia. Mas ler não é tão simples: está ao alcance de todas as crianças, mas nem sempre nas melhores condições.
            A importância da leitura com as crianças se baseia nos benefícios na hora de estudar e adquirir conhecimentos. A colaboração dos pais e adultos é necessária e muito importante para impulsionar o processo de aprendizagem.

 

Ler e dividir os livros com as crianças

É um trabalho familiar a preparação das crianças antes mesmo delas aprenderem a ler, e o da continuidade, quando já leiam.

Ainda que pareça estranho, recomenda-se que coloquemos a criança em contato com a leitura a partir de um ano aproximadamente (há estudos que provam que ler para o bebê ainda na barriga ajuda muito também).

Afinal, a leitura é hábito criado muito mais facilmente na infância do que na vida adulta

Quando falamos de leitura, são histórias com imagens grandes e pouco texto, que vão “dificultando” e ampliando a medida que o leitor fique mais velho. Vale a pena investir o tempo com as crianças lendo, contando-lhes histórias porque os efeitos são muito positivos. A curto prazo a leitura permite:

 

  • Enriquecer a relação adulto-criança – são os adultos o que apresentam o mundo mágico da leitura. Estes momentos de leitura são muito gratificantes porque estão envolvidos de afetividade.
  • Familiarizar a criança aos textos – quando ela chegar à escola, saberá que a leitura é uma atividade interessante e prazerosa.
  • Ampliar e organizar o universo da criança – ela passa a conhecer o mundo, a si mesma e o entorno.
  • Desenvolve capacidades mentais – a memória, a linguagem, a capacidade de abstração e a imaginação.Como incentivar a criança a ler?
    – Busque uma leitura que condiz com a idade da criança.
    – Aumente o grau de dificuldade segundo o progresso da criança
    – Deixe o seu filho escolher as suas leituras.
    – Observe os gostos da criança para que possa orientar a leitura de acordo com as suas afinidades.
    – Deixe que a criança te veja lendo. O exemplo é tudo.
    – Ofereça diferentes gêneros: revistinha, livro…

 

Os benefícios de ler em voz alta para as crianças

A leitura em voz alta gera grande benefícios tanto para quem lê como para quem ouve. Reunimos alguns deles:

 

  1. Contar histórias para as crianças faz com que eles se tornem mais reflexivos em relação ao que os seus pais ou adultos estão explicando sobre qualquer situação ou comportamento.
  1. As histórias ajudarão as crianças a vencer os seus próprios medos.
  1. Facilita que eles exercitem a sua memória desde bem novos.
  2. Transmite tranquilidade. De fato, é bem comum contar histórias em voz alta para que as crianças possam cair no sono, dormir tranquilos e durante toda a noite.
  1. As histórias são uma das bases para o desenvolvimento intelectual da criança, já que quando as lemos, em geral, ainda não sabem ler, com o passar do tempo vão entender sobre os diferentes assuntos com rapidez.
  1. O fato de compartilhar os momentos de leitura com os mais velhos, faz com que as crianças se sintam mais amadas, porque alguém está dedicando o seu tempo a ela.
  1. Desperta nelas a imaginação, a curiosidade e faz com que se desenvolva a sua capacidade crítica sobre o que escutam e, no future, sobre o que lerão.
  1. Quando elas aprendem a ouvir, melhoram a sua capacidade de expressão. Além de adquirirem maior vocabulário que lhe permitirá expressar melhor suas ideias e seus sentimentos. Estas habilidades serão fundamentais para o seu desenvolvimento ao longo da vida.
  1. Ler para as crianças nos anima a ler para nós mesmos.

 

Nana.

 

Fonte:

Publicado originalmente em Huelvatecas. Tradução e adaptação livres: Mãe Só Tem Uma. Os direitos Autorais no Brasil são regulamentados pela Lei 9.610. A violação destes direitos está prevista no artigo 184 do Código Penal. Este artigo pode ser publicado em outros sites, sem prévia autorização, desde que citando o autor e a fonte.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage