Read More Read More

" />
10 coisas que não se deve dizer a uma grávida

10 coisas que não se deve dizer a uma grávida

Ah, você está grávida! Primeiro, PARABÉNS! Você descobre que a sua barriga passará a ser mais importante do que você e que, por 9 meses, ela será o centro das atenções. Que delícia, né? Éééé… se não fossem as pessoas “sem noção” que se aproveitam para fazer os comentários mais desnecessários do mundo neste momento.

Eu nem vou falar daquelas que nunca te viram e a primeira coisa que fazem é colocar a mão na sua barriga (como se ela fosse um patrimônio público) e dizem: “Tá grávida, tá?”

Por isso, resolvi reunir as frases/comentários mais absurdos que todas as mamães já ouviram, pra dar um toque na galera que não notou que não está agradando quando falam com as barrigudinhas.

  1. “Você tá grávida?! Legal, mas foi planejado?”

Não, o que se diz depois que a mulher conta que está grávida é um “Parabéns”(sincero, por favor!), “Felicidades”, “Saúde pra você e pro bebê”. Saber se foi ou não planejado não compete a ninguém mais além dos pais da criança, certo?

  1. “Nossa, que barriga enorme! Tem um só mesmo aí dentro?”

A vontade de responder é que tem uma ninhada, na verdade! Mas, como você não vai se igualar a pessoa, apenas faça cara de paisagem neste momento. Dizer isso é falar pra grávida: “Você está uma bola!”. Deixe esta função para o obstetra ou nutricionista para avisar a gestante sobre o seu corpo.

  1. “Grávida de novo? Que coragem!”

                  Típico comentário infeliz que poderia nem ter saído da boca da pessoa. Existem algumas coisas que se você pensar, devem ser guardadas no seu coração. Esse pitaco não agrega em nada e não deixa a grávida mais feliz. Tenha certeza!

  1. “Ah, você está esperando outro(a) menino(a)? Que pena! Um casalzinho é tão legal!”

Pois é, na roleta russa da gravidez só temos 50% de chance para cada sexo. Lembre-se: o que você “acha” legal, nem sempre é o que os pais acham.

  1. “-Já sabe o nome?

     – Sim, será Fulaninho de tal.

     – Sério?! Ah, que feio!”

                  No mundo da maternidade, tudo é possível de ser ouvido, até mesmo isso. Genteeeem, a escolha do nome cabe aos pais e ponto. Se você não gostou, não tem que dizer nada. Só aceitar. =)

  1. “Você está comendo tão pouco. Você tem que comer por 2, não se esqueça!”

                  Ainda que muitas mulheres sintam muita fome ao longo da gestação, os nutricionistas advertem que esta máxima de “comer por 2” não é legal. O ideal é ter uma alimentação equilibrada que garanta a saúde da mamãe e do bebê. Engordar demais não é garantia de gestação saudável.

  1. “Vai querer fazer parto normal? Você é louca! Duvido que você vá aguentar a dor!”

Ai, ai, ai, ai! Outra escolha que só cabe a mamãe resolver com o obstetra. Só eles! Não desencoraje a escolha dela. Ao contrário, incentive a leitura, os vídeos sobre o assunto para que ela possa estar mais confiante da melhor decisão a ser tomada.

  1. “Depois do segundo bebê, você tem que ligar!”

O mundo está uma loucura, o país tá com inflação, desemprego… todo mundo sabe, mas você não pode determinar o que a mulher/casal fará. Se um deles te pedir ajuda, auxilie pesquisando as opções, mostrando os prós e contras de formas de contracepção, mas sem dar pitaco.

  1. “Dorme bastante agora porque nunca mais você dormirá na sua vida”

                  É certo que o início da vida de um bebê é exaustivo e consome toda a nossa energia. Dormir será um luxo e uma prioridade, mas a gestante, por mais que queira dormir todos os dias ao longo dos 9 meses, não conseguirá juntar um banco de horas de sono pra gastar nos primeiros meses de puerpério. Então, dê um toque, mas não fique insistindo nesta tecla. Não depende da gestante guardar o soninho pra quando o neném chegar.

  1. “Já vai comprar o enxoval do bebê com 3 meses? Espera mais um pouco, porque vai que o bebê não vinga…”

Eu acho que este é o pior dos piores! Ao invés de desejar o melhor, você já está agorando a gestação da mamãe. Não diga isso, em hipótese nenhuma, por favor! Nenhuma mãe gostaria de ouvir/ ser lembrada que pode perder aquela “pequena sementinha” que começa a crescer em seu útero. Nível de indelicadeza MASTER!

                  Assim, com esses top 10 das piores coisas a se ouvir quando se está grávida, encerro com um pedido de que pra puxar assunto com uma gestante, não vale usar qualquer cliché. Sejam delicados, carinhosos e doces com a gravidinha. Afinal, suas alterações hormonais já a deixam bem mais confusas emocionalmente e, por isso, só querem se sentir mais amadas.

Beijos carinhosos,

Nana.

 

4 thoughts on “10 coisas que não se deve dizer a uma grávida

  1. Estou na quarta gestação. Perdí o primeiro, tenho um menino e uma menina.Quando descobrí que estava grávida novamente quase endoidei, mas Deus quis assim, filho é uma benção, só tenho que aceitar. Tenho certeza que ele vai me dar sabedoria pra criar mais um. Tudo que eu li ja aconteceu comigo, e o que eu mais tenho raiva é quando alguém que eu nunca ví na vida pega na minha barriga, é muito estranho, eu sinceramente não gosto.

    1. É isso mesmo, Débora.
      A gente tem que agradecer a vida de cada criança.
      Concordo com você, é muito inconveniente pessoas que acham que a nossa barriga é um patrimônio público.
      Beijos carinhosos,
      Nana.

    1. Janice, infelizmente as pessoas sempre preferem ver as coisas pelo lado negativo, ao invés de focarem na felicidade que é trazer um ser ao mundo.
      Beijos, Nana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook User Timeline

Close
homepage